Este ano, o município de União da Vitória participa da Semana Literária do SESC, que acontece simultaneamente em várias cidades do Estado do Paraná. Em conjunto com a Feira do Livro, promovida pela Fundação de Cultura de União da Vitória, o evento contará com várias palestras e oficinas. A homenageada do ano é Raquel de Queiroz, que completa, em 2010, 100 anos.
Programação
Conferência de abertura
Leitura e Cotidiano – A formação do leitor
Escritor Sergio Luiz Gadini
Mediação de Nina Rosa Sá
Os livros, portanto, renascem com seus leitores _ e, a cada leitura, um livro é um livro diferente. A arte da leitura é solitária e o leitor é, de certo modo, co-autor do livro que lê. Nessa palestra de abertura, o palestrante irá rememorar sua experiência íntima com os livros. Uma experiência tão secreta que escapa às próprias palavras.
Dia 15/09 às 19h30
Local: Auditório da Fundação de Cultura
Público: Comerciários, Professores, Estudantes.
Conferência de homenagem à escritora Raquel de Queiroz
Escritora Assionara Souza
Mediação de Caio Ricardo Bona Moreira
Em 17 de novembro de 2010 se comemora o centenário de nascimento de Rachel de Queiroz. Romancista, dramaturga, cronista, tradutora e jornalista, Rachel foi uma mulher vibrante, para quem a vida sempre foi mais importante que a literatura. Posição que se reflete, de modo veemente, em seus livros. Essa postura independente e libertária, porém, não impediu que, em 1977, ela se tornasse a primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras.
Dia 16/ 09 às 19h30
Local: Auditório da Fundação de Cultura
Público: Comerciários, Professores, Estudantes.
Público: Comerciários, Professores, Estudantes.
Oficina: Como incentivar a leitura
Ministrante: Ana Lúcia de Mattos Santa Isabel
Ministrante: Ana Lúcia de Mattos Santa Isabel
O que podemos fazer para aproximar os jovens dos livros? Que tipos de idéias, de propostas, de exercícios podem facilitar esse encontro? Que obstáculos somos obrigados a enfrentar e como devemos enfrentá-los? É possível despertar a paixão pela leitura? De que modo a leitura pode se aproximar do mundo cotidiano e da vida? De que modo ela pode interferir e alterar a relação que temos com a realidade e com as coisas? Como pode nos ajudar a interpretar o mundo em que vivemos?
Dia 16/09 das 8h às 12h e 13h às 17h30
Local: Núcleo do Sesc de União da Vitória
Público: Educadores
Oficina: A Tecnologia vai à escola
Ministrante: Edna Satiko Trebien
De que modo à tecnologia pode ser usada para aproximar os jovens da leitura e dos livros? A paixão dos jovens pela internet deve ser considerada um estímulo, ou ao contrário um obstáculo, à leitura? Como usar as novas ferramentas tecnológicas a favor da difusão da leitura? De que maneira as novidades tecnológicas pode aproximar os livros e a leitura do mundo e da vida real? Idéias, leituras, debates e exercícios ajudarão os participantes a refletir sobre o tema e a tirar nos proveitos dos avanços tecnológicos em seu dia a dia profissional.
Dia 17/09 das 8h às 12h e 13h às 17h30
Local: Núcleo do Sesc de União da Vitória
Público: Educadores
Um comentário:
Ótimo blog! Linkei lá no meu. Abraços alados!
Postar um comentário