segunda-feira, 19 de abril de 2021

O fabuloso destino, a incrível jornada e as admiráveis façanhas de Félix Carbajal

 


Cresci ouvindo da minha família a história de um tal Carbajal, um senhor andarilho que certo dia bateu na porta da casa de meu avô pedindo comida e pouso. O homem tinha um sotaque espanhol, chamando assim a atenção da família que, vivendo no interior de Santa Catarina, não estava acostumada com visitantes estrangeiros. Aconteceu entre 1978 e 1979. Nessa época, a rua Santos Dumont, em Porto União (SC), onde estava localizada a ampla casa de madeira do meu avô, ao lado de uma Igreja Batista, ainda não tinha calçamento. Dela, podia ser avistada a Avenida dos Ferroviários, naquele tempo quase deserta, com poucas construções e ainda não asfaltada.

O misterioso visitante foi recolhido na casa, onde ficou hospedado por aproximadamente um mês. Ele vinha com a insígnia de palestrante, interessado em proferir conferências nas faculdades locais. Durante o período em que ficou instalado na casa do meu avô, o tal Carbajal construiu um relógio solar de madeira, o que por si só já bastava para meus tios considerarem o sujeito além de estranho um doido. Minha mãe recorda que antes de confeccionar o instrumento artesanal de medição do tempo, Carbajal improvisou um outro relógio com pedaços de pau em cima do muro. E todos ficaram impressionados com a sombra escrevendo as horas do dia na superfície do cimento. Minha mãe lembra ainda que o estrangeiro adorava contar histórias, e eu fico pensando que figuras como Carbajal só poderiam existir mesmo em livros de Gabriel Garcia Márquez. Lembro de uma figura como Melquíades, o cigano de “Cem Anos de Solidão”, que se instala em Macondo, trazendo aos habitantes da comunidade notícias do mundo. O forasteiro, corpulento, de barba rude e mãos de pardal, foi quem apresentou o imã para o povoado da cidade, fazendo as pessoas se surpreenderem com o gigante pedaço de metal que atraía tachos, tenazes, pregos, parafusos e fogareiros. Esta personagem, meio bruxo meio mágico, dizia que “as coisas têm vida própria”, “tudo é questão de despertar a sua alma”. Carbajal era Melquíades, e Porto União, a nossa Macondo. Um certo dia, do nada, o visitante sumiu. Meu avô, que durante a hospedagem se perguntava quem de fato era aquele homem, ficou surpreso com a ausência de despedidas. O exótico viajante abandonara uns livros na casa. Mais tarde, a família descobriu que as obras pertenciam à Faculdade e os exemplares foram devidamente devolvidos. Sobraram algumas lembranças, muitas dúvidas sobre a origem e o paradeiro do hóspede, bem como algumas fotografias tiradas no jardim da casa. Nelas, Carbajal aparece, ora sozinho contemplando seu invento, ora ao lado do meu avô, ambos olhando alegres para aquela engenhoca do tempo. Em uma das imagens, membros da família, minha vó, minha mãe, tios e um primo, aparecem sorrindo com o simpático e misterioso peregrino. 




Acervo: Família Amadeu Bona

O tempo passou, mas vez e outra, nos encontros familiares, Carbajal era lembrado como a figura do estranho estrangeiro que durante um tempo fizera parte do cotidiano da casa.

Há alguns dias, navegando pela internet, apareceu para mim no Google, ao acaso, uma manchete que me despertou para o inusitado: “Os mistérios do nômade que espalhou relógios de sol por Santa Catarina”. Ávido, li a matéria percebendo que o Carbajal ali citado poderia ser o mesmo que morara durante um tempo na casa do meu avô há mais de quarenta anos. Félix Peyrallo Carbajal, segundo a reportagem, foi um uruguaio que cercou de mistério a sua própria existência vindo a morrer em Blumenau, em 2005, com cem anos, depois de “perambular pelo mundo proferindo conferências sobre arte e poesia, mas também sobre matemática, astronomia e o que mais lhe pedissem para falar”. Por meio da matéria, fiquei sabendo que a curiosa personagem foi objeto de uma pesquisa do professor e historiador Ricardo Machado que resultou em uma tese de doutorado. O trabalho acaba de virar um livro que será lançado no final de abril deste ano, pela Editora Humana de Chapecó. Ricardo seguiu os passos do estrangeiro por países da América do Sul e Central, reunindo uma série de documentos, desde cartas, desenhos, jornais e até um dossiê da Ditadura Militar brasileira sobre o viajante. Mas o mais curioso caso de Félix Carbajal é que sua vida é repleta de histórias que seduzem até o mais ávido aventureiro, ganhando ares de ficção pelo inusitado que reside nelas.

Descubro agora a incrível história do hóspede de meu avô. Filho de um importante músico de Montevidéu, Félix não conviveu com a mãe, que morreu no parto. Alguns anos depois, com a perda do pai, o jovem herdou uma herança significativa e, então, começou a viajar pelo mundo. Depois de se descobrir sem dinheiro em Los Angeles, nos EUA, partiu para a América Central. Em Cuba, Carbajal teve um romance com a poeta Carilda Olivier Labra. Na Nicarágua, conheceu a casa de Rubén Darío, de quem era um apaixonado leitor. O poeta, que viveu uma vida profusamente apaixonante e aventureira, inspirou Félix em seus modos de ser. Por onde passava, Carbajal proferia conferências sobre Darío e outros escritores, como Cervantes, Rilke, Gabriela Mistral e José Martí. Uma série de documentos atesta isso. Consta que na casa em que se hospedou, na Nicarágua, havia um menino lendo uma revista sobre relógios do sol. De brincadeira, o homem fez um em miniatura, e deu de presente para o jovem. Segundo Eliane Tavares, Carbajal proferiu em León, na Nicarágua, uma conferência que foi um sucesso e todos ficaram sabendo que ele fazia relógios: “O prefeito o procurou para pedir que construísse um maior, na praça da cidade. Foi o que fez e nascia aí sua profissão de gnomonista, ou seja, construtor de relógio de sol”. Nas décadas seguintes, ele projetou centenas de relógios - cada um diferente dos outros - espalhando-os pelas Américas, principalmente na forma de monumentos em praças.


Correspondência de Carbajal enviada à Carilda Olivier Labra 

O misterioso Carbajal

Convite para uma conferência

Desenho do artista enviado à Carilda

Convite para uma conferência


O curioso Félix teria convivido com Garcia Lorca, Buñuel, Pedro Garfias entre tantos outros artistas. Ouvi histórias que teria conhecido Picasso, Hemingway, Salvador Dalí, Frida Kahlo, Diego Rivera e Neruda. Teria inclusive ficado amigo de Jorge Amado em Madrid. Nas versões mais malucas, teria sido um agente de Fidel Castro, bem como um secretário particular de Salvador Allende. Mas é difícil dizer onde termina o fato e começa a ficção. Na França, teria estudado na Sorbonne, onde foi aluno de Piaget. Eduardo Galeano escreveu sobre o hóspede de meu avô na crônica “Andando Soles”, que está no livro “Bocas del Tiempo”. Isto é fato. O encontro entre os dois conterrâneos aconteceu na cidade de Rivera, no Uruguai. Galeano escreveu: “(...) Don Félix iba dejando, a su paso, relojes de sol. Este raro uruguayo que no era jubilado ni quería serlo, vivía de eso: hacía cuadrantes, relojes sin maquinas, y los ofrecía a las plazas de los pueblos. No por medir el tiempo, costumbre que le parecía un agravio, sino por el puro gusto de acompañar los pasos del sol sobre la tierra”. Galeano rememora que “o senhor do tempo” não carregava documentos com medo de perdê-los. Ficou sabendo disso e de outras histórias enquanto tomavam “una botella de vino tinto”.

Quando veio para o Brasil, o certo é que conheceu Manuel Bandeira que escreveu sobre ele a crônica “O estrangeiro”, que integra o livro “Flauta de Papel”. Bandeira teria ficado surpreso depois de descobrir que o erudito vivia de mendicância. No Brasil, o curioso viajante teria ficado amigo de Jorge de Lima, Cassiano Ricardo e Aurélio Buarque de Holanda.

Pesquisando no acervo de Carbajal reunido por Ricardo Machado, encontro um postal com uma fotografia panorâmica de Porto União da Vitória enviado para Carilda Olivier Labra nos anos 50, o que leva a crer que o multifacetado Félix teria passado pelo Vale do Iguaçu antes dos anos 70. Será possível? É um mistério.


Cartão Postal de Porto União da Vitória

Assim como os relógios que construiu, as versões sobre a vida de Carbajal são muitas e “têm vida própria”. As peregrinações desse cigano Melquíades, fabuloso e mágico ambulante, são estranhas ao nosso mundo objetivo centrado em uma visão mecânica e utilitarista que não coaduna com uma realidade de desapego e pura deriva. Félix Peyrallo foi o maior nefelibata que jamais conheci e de quem sempre ouvi falar. É tão íntimo quanto algum ancestral da família de quem me aproximei por meio do relato e lembrança dos outros. Como no filme “Peixe Grande”, de Tim Burton, agora que Carbajal ganha de fato veracidade para mim – ou pelo menos fundamentação teórica - é que as versões fabulosas que sempre ouvi me parecem mais verdadeiras do que nunca. No entanto, ele continua sendo puro mistério até que despertemos a alma para decifrar melhor sua identidade, sem abrir mão do que ele de fato sempre foi, pura fantasia de si mesmo.  

Caio Ricardo Bona Moreira


Obs: Com exceção das quatro fotografias que pertencem ao acervo da Família Amadeu Bona, todas as outras pertencem ao acervo de Ricardo Machado, e foram extraídas da página que o pesquisador administra sobre Félix Peyrallo Carbajal no Facebook.

5 comentários:

Anônimo disse...

Professor Caio!!! Só posso dizer que sinto orgulho de te conhecer desde pequeno!!! Sou sobrinha da Rute do Tio Beto. Feliz em saber que voa tão longe!!! Aplausos !!! É o que tenho pra dizer!!!

Unknown disse...

Belíssima estória. Aqui, o texto de Galeano. Andando Soles por Eduardo Galeano
awayo2.jpg

Eduardo Galeano

Desde la frontera, Gustavo de Mello me llamó:

-Venite -me dijo.

Don Félix estaba allí. Estaba llegando o estaba yéndose, que eso nunca se sabía.

Tampoco se sabía la edad. Mientras nos bajábamos una botella de vino tinto, me confesó noventa años. Algún añito se sacaba, según Gustavo; pero Félix Peyrallo Carbajal no tenía documentos:

-Nunca tuve. Por no perderlos -me dijo, mientras encendía un cigarrillo y echaba unos aritos de humo.

Sin documentos, y sin más ropa que la que llevaba puesta, había andado de país en país, de pueblo en pueblo, todo a lo largo del siglo y todo a lo ancho del mundo.

Don Félix iba dejando, a su paso, relojes de sol. Este raro uruguayo que no era jubilado ni quería serlo, vivía de eso: hacía cuadrantes, relojes sin maquinas, y los ofrecía a las plazas de los pueblos. No por medir el tiempo, costumbre que le parecía un agravio, sino por el puro gusto de acompañar los pasos del sol sobre la tierra.

Cuando nos encontramos, en la ciudad de Rivera, ya don Félix estaba empezando a sentirse muy bien. Eso lo tenía preocupado. La tentación de quedarse le daba la orden de irse:

-¡Lo nuevo, lo nuevo, lo nuevo! -chilló, golpeteando la mesa con sus manos de niño.

En ese lugar, como en todos los lugares, estaba de paso.

Él siempre llegaba para partir. Venía de cien países y de dos cientos relojes de sol, y se iba cuando se enamoraba, fugitivo del peligro de echar raíz en una cama o en una casa.

Para irse, prefería el amanecer. Cuando el sol estaba viniendo, se iba. No bien se abrían las puertas de la estación de trenes o autobuses, don Félix echaba al mostrador los pocos billetes que había juntado, y mandaba:

-Hasta donde llegue.

Elis Pires disse...

Que fantástica história. Deve ter passagens dele por Bagé também, fronteira com o Uruguai, talvez no Arquivo Municipal. Obrigada por compartilhar!

PROFESSOR KARWOSKI - EDUC TEC UFTM disse...

Muito boas narrativas! Parabéns!

Carmen Lessing disse...

Daquelas histórias que podem ser roteirizadas! Abraço, amigo!