terça-feira, 14 de abril de 2015

Claro Janson em União da Vitória


O fotógrafo sueco Claro Janson, que viveu no Brasil no final do século XIX, e na Argentina, no início do século XX, registrando episódios da Guerra do Contestado e da Revolução de 1932, casou-se com uma jovem de Porto União da Vitória. Quando aqui viveu, enviou uma carta para a irmã, que morava em Jaguariaíva, descrevendo a noiva:

"Você me pergunta que tal é a minha noiva. Que pena que aqui não há fotógrafo, e eu lhe mandaria um retrato dela. Eu a amo muito, ela é tão doce quanto se possa imaginar e até se parece com você, só que tem olhos castanhos e uma testa mais alta. Ela é tão baixinha que só me chega aos ombros, é muito branca, talvez você pense que ela seja negra; sua mãe é branca, mas o pai é moreno; ela tem duas irmãs que são meio morenas. O nome dela é Benedita Maria dos Santos Mattozo...

Porto União da Vitória, 9 de dezembro de 1897".

Nenhum comentário: