sexta-feira, 18 de março de 2022

Sobre o "Esquinas"

 O professor e escritor Sérgio Kuns escreveu sobre o meu livro "Esquinas" na Gazeta do Contestado. Seguem o link e o texto.


Sempre há uma esquina perto de nós…

Quem é Sérgio Kuns – Veja!

Salve, galera, tudo bem? Estão se cuidando? Tudo certinho?

Nossa coluna, essa semana, vem com uma baita DICA DE LEITURA.  Prepare um cantinho confortável no sofá, algumas almofadas  – um cafezinho ou vinho acompanham bem, ou aquela sua puro malte preferida… Aqui nunca se sabe se estará frio ou calor… Mas cuidado com as almofadas, hein –  e viaje, conhecendo ou relembrando,  as esquinas de nossas gêmeas do Iguaçu.

ESQUINAS

Na correria do dia a dia, muitas vezes não percebemos o que existe ou acontece ao nosso redor, em nossas esquinas. Aquela parede com pintura gasta, talvez pichada; a antiga loja de ferragens; o bar; ou mesmo aquele terreno baldio… Cada esquina, assim como nós, guarda memórias e, infelizmente, a tribulação do nosso cotidiano acaba fazendo com que tais memórias enfraqueçam, muitas vezes até cair no total esquecimento.

Não no que depender desta sensacional obra publicada pela editora MicroNotas (Joinville, SC – 2020).

Aqui, Caio Ricardo Bona Moreira revisita as esquinas de União da Vitória e Porto União. A sacada é fantástica, daquelas que você pensa “por que eu não tive essa ideia?”. Cada capítulo da obra tem como protagonista o encontro entre duas ruas ou avenidas. Cada uma dessas esquinas tem algo que a marcou e, agora, fica registrado para aqueles que não as conheceram como outrora foram, além de despertar a nostalgia na galera da velha guarda, grupo no qual me incluo.

Caio possui o exímio domínio da palavra e vai, hábil e sensivelmente, tecendo crônicas maravilhosas, impecavelmente escritas, ao longo das quase 90 páginas da obra. Ora a linguagem é coloquial, ora mais apurada, mais elaborada, sempre adequada ao contexto da esquina em questão. Há muita poesia em sua prosa. Acredito que o leitor, sendo  morador das gêmeas do Iguaçu, sentir-se-á inebriado pelas lembranças do encontro da avenida Manoel Ribas com a rua João Gualberto: O saudoso Bar do Jonas, a boemia, suas personagens, convidando à boa prosa, amizades, curtição; assim como com a figura do velhinho sanfoneiro que marcou a esquina das ruas Germano Wagenfuhr e Matias Pimpão… Parece algo tão pequeno, e realmente o é, porém assim são as crônicas, certo? E mesmo essas coisas pequenas e aparentemente sem importância despertam o olhar do cronista e podem nos trazer grandes significados; também temos esquinas marcadas por constantes ocorrências de trânsito, como é o caso do encontro entre a 7 de Setembro e a Prudente de Morais, afinal, com dois clubes nas proximidades, as madrugadas, durante os finais de semana, tornavam-se muito mais aceleradas; e a muvuca que temos, até hoje, na região das avenidas Manoel Ribas e a Carlos Cavalcanti? Sorvetes, sinal vermelho furado, hippies vendendo artesanato, vida…

Ah… As praças…  É claro que as praças não ficariam de fora, também há espaço para elas: Praça do Contestado, Praça Hercílio Luz, Praça Coronel Amazonas…Até mesmo as linhas que dividem nossas gêmeas no mapa estão presentes pois, assim como as esquinas e as praças, também são personagens importantes que fazem parte da nossa história.

A obra contém, no todo, 37 capítulos. Em cada um deles, história, conhecimento, nostalgia e sensibilidade, tudo isso trazido à tona por uma pena detalhista, observadora e habilidosa.

Uma das leituras mais prazerosas que fiz nos últimos tempos… Procurei, no sumário, se havia Prudente de Morais/Matos Costa, pois lembrei da Livraria Iguaçu, na qual eu, ainda moleque, tensa e disfarçadamente, folheava as revistas de rock’n’roll e heavy metal que tanto chamavam a minha atenção… Não encontrei… Também fiquei frustrado com a ausência da Castro Alves com a Salgado Filho, pois morei ali durante um bom tempo, e crônicas daquela esquina é o que não faltam.  Quem sabe, Caio, possamos ter um ESQUINAS 2? Garanto que, quem conhece essa sua obra, vai concordar que é uma senhora ideia, que tal?

O livro conta, ainda, com a incrível arte de Raro de Oliveira ( capa, contra capa e também interior ) e o prefácio de Suzana Scramim. Vocês podem adquirir essa bela obra diretamente com o Caio através do e-mail : caiorbmoreira@hotmail.com

Boa leitura! Acreditem… A dica é quente!

Sérgio Kuns

Caio Ricardo Bona Moreira (1981) é natural de Porto União – SC. Professor de Literatura Brasileira na UNESPAR (Campus de União da Vitória). Também é o autor de Fábrica de Flores, Papele e Oriki Daqui, todos esses publicados pela editora Medusa.

link: https://gazetadocontestado.com.br/sempre-ha-uma-esquina-perto-de-nos/?fbclid=IwAR3MpzsF2VCC2lgGEF5e0IERzB-UweNJyjxLpBwh-5q2lF_MvncxALnkTjk

Nenhum comentário: