quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Amadeu Bona, 90 anos em esboço - Retrospectiva 2015

Em setembro de 2015, tive a alegria de participar da organização da exposição "Amadeu Bona: 90 anos em esboço", que trouxe à tona desenhos, rabiscos, projetos pictóricos de um dos maiores artistas plásticos do Sul do Brasil, Amadeu Bona. Sem sombra de dúvidas foi um dos grandes acontecimentos artísticos deste ano, nas cidades de União da Vitória e Porto União. Abaixo, alguns dos desenhos que integraram a vasta exposição:
























Amadeu Bona, o pintor dos pinheirais

Amadeu Bona nasceu em 13 de setembro de 1925, em Doutor Pedrinho, na época pertencente ao município de Timbó (SC). Em 1934, passou a residir Rio dos Cedros, onde recebeu os primeiros ensinamentos escolares. Estudou no Seminário São Paulo, em Ascurra e, em 1942, passou a trabalhar como entalhador na Indústria de Artefatos de Madeira, em São Bento. No dia 09 de maio de 1944, veio para Porto União, contratado pela primeira Indústria de Artefatos de Madeira da cidade, como desenhista na seção de entalhação, data inesquecível em sua vida.   







Em 1945, ingressou no exército. Concluída a missão, passa a trabalhar como escriturário no cartório do Sr. Bentinho. Casou com Helena Mansur em 1947. Como fruto dessa feliz união vieram os filhos Amadeu Filho, Wancler, Roberto, Vera Lúcia e Ana Maria. Na mesma época, trabalhou na Farmácia Minerva e depois no escritório da firma Bohrer & Filhos até meados dos anos 50, momento no qual criou seu próprio estabelecimento comercial, a Casa das Rendas. 















Amadeu considerava-se um amante da música, canto e pintura, desde a infância. Nos anos 60, fundou um quinteto de harmônicas, cantou em coral e em grupos de seresta. Via em Schuwaloff seu maior incentivador. Quando se aposentou em 1978, passou a dedicar-se exclusivamente às artes plásticas. No entanto,  já pintava desde os anos 40, participando de exposições desde 1961. Reconhecido em vida, foi homenageado pelos municípios de Porto União e União da Vitória. Sua obra está espalhada não só pelo Brasil, mas também no exterior.

  

Um comentário:

Anônimo disse...

Tenho um quadro do Amadeu Bona de "Girassois".Sonho em ter um com " Pinheiro do Paraná ".Minha árvore preferida... Lembrança do meu estado Natal.. Me emociono qdo vejo uma!!