quarta-feira, 15 de agosto de 2007

DEPOIS DAQUELE FILME... começando de novo

BLOW-UP


Abre-te Sésamo....

Depois de algumas experiências com Blogs, resolvi montar outro.

Como devo começar?

pensei em Antonioni. Ele merece.

Vamos lá...


Blow-up foi um dos filmes mais interessantes que vi nos últimos anos.

Quem tem coragem de fazer um filme em que a história é o que menos importa?

Será que ainda vale a pena contar uma história?

A poesia também está nas cores. Antonioni, que morreu recetemente, era também pintor.

A cena em que Thomas "come" com a câmera a modelo é significativa numa época em que somos devorados e devoradores de imagens. Quem come quem?

Em 1980, Roland Barthes escreveu um texto sobre Antonioni, enfocando a incerteza do sentido no trabalho do diretor-pintor. Aí vai uma passagem:

"Sua preocupação com a época não é a de um historiador, de um político ou de um moralista, mas sim a de um utopista que procura perceber em pontos precisos o mundo novo, porque deseja esse mundo e quer já fazer parte dele.A vigilância do artista, que é a sua, é uma vigilância amorosa, uma vigilância do desejo.O que chamo de sabedoria do artista não é uma virtude antiga, muito menos um discurso medíocre, mas, ao contrário, o saber moral, a acuidade de discernimento que lhe possibilita nunca confundir sentido e verdade.Quantos crimes a humanidade já cometeu em nome da Verdade!E, no entanto, essa verdade sempre só era um sentido. Quantas guerras, quantas repressões, quantos terrores, quantos genocídios para o triunfo de um sentido! O artista, porém, sabe que o sentido de uma coisa não é sua verdade; esse saber é uma sabedoria, uma louca sabedoria, poderíamos dizer, pois o retira da comunidade, do rebanho de fanáticos e arrogantes.Nem todos os artistas, porém, têm essa sabedoria: alguns hipostasiam o sentido. Essa operação terrorista geralmente se chama realismo. "

Um comentário:

disse...

fala Caio...beleza?

é possível encontrar esse filme em União da Vitória?