segunda-feira, 15 de março de 2021

Sobre Esquinas






O projeto "Página Sonora", do Sesc Santa Catarina (Polo de Florianópolis), produziu essa semana um podcast sobre o livro "Esquinas" (Editora Micronotas). O projeto, atualizado quinzenalmente, apresenta produções literárias catarinenses.
Acesse os links do podcast nas principais plataformas:


Descrição do episódio


Ouça neste episódio um trecho do livro "Esquinas", de Caio Ricardo Bona Moreira.

MOREIRA, Caio Ricardo Bona. Esquinas. Joinville: Micronotas, 2020

Ficha Técnica: Seleção e roteiro: Luciana Tiscoski (Sesc Palhoça) Leitura: Kamila Debortoli (Sesc Florianópolis) Edição: Marina Gelowate Fernandez (Sesc Mafra) Trilha Sonora: "Oceano" de Cleyton Eduardo Souza (Sesc Itajaí) e Peter Allan Ramos (Sesc Balneário Camboriú)


https://open.spotify.com/episode/6Q4kag6WxntEDiO20dtUNI



Caio Ricardo Bona Moreira

Caio Ricardo Bona Moreira surge no “Página Sonora” trazendo ecos do dia Internacional da Mulher, comemorado há pouco. Vale muito a pena conferir o fragmento do conto Mimi Amazonas Júlia Amazonas, do livro Esquinas, que ganha corpo na voz de Kamila Debortoli. O livro é um passeio por lugares, reminiscências, pessoas; são esquinas de encontros os mais inusitados, numa escrita cujo ritmo é quase um convite ao flanar por diferentes tempos. Mais uma vez, Benjamin é referência que se apresenta nas entrelinhas.

















E a clausura é o tema recorrente desses processos de escrita. “Tinha um livro do meio do caminho da rua. Era o Esquinas. Ele me ajudou a encarar esses tempos de clausura que estamos, aliás, ainda atravessando. Foi uma forma de pensar (a)través da literatura, de praticar uma manobra de flanco para contornar a saudade da rua, para matar a saudade da cidade e das gentes. Estar em uma encruzilhada é estar em um lugar de crise, mas não deixa de ser uma oportunidade de vislumbrar a perspectiva de uma outra via. Perambulo logo sou.” E a esquina desdobra-se em muitas camadas de sentidos, quando o autor desvela uma de suas maneiras de pensar seu caminhar literário, nem sempre um flanar tranquilo: “A literatura é essa curva em ângulo aberto pra driblar o perigo ou encarar de frente o viés.”


Nenhum comentário: